Estratégias de e-mail marketing são fundamentais atualmente para a comunicação entre empresas e seus consumidores, desde conteúdos promocionais até os transacionais. E, para manter um relacionamento eficiente, as marcas utilizam cada vez mais elementos multimidiáticos. Infográficos são um desses itens utilizados em e-mail marketing.
Você sabe como usar essa ferramenta de forma estratégica e potencializar a construção de conteúdos nos seus e-mails? Não? Leia este artigo e saiba mais sobre infografia e porque essa metodologia é importante para e-mails comerciais.
O que são infográficos?
De natureza jornalística, os infográficos são recursos gráfico-visuais utilizados para a apresentação de informações – muito usados para ilustrar especialmente dados quantitativos. O objetivo desses elementos é sintetizar conteúdo de maneira a facilitar o entendimento acerca da informação transmitida.
Além disso, os infográficos permitem criatividade na hora de se comunicar e expor estatísticas e ajudam a capturar a atenção dos leitores, aumentando as taxas de leitura.
Outra vantagem: com informação de qualidade disposta em um layout atrativo, o infográfico ajuda a empresa a construir autoridade em seu segmento – um das melhores maneiras de conquistar clientes. A partir daí, é possível conduzir o cliente à compra através de gatilhos mentais – decisões tomadas pelo cérebro no nível do inconsciente. Exemplo: se você é autoridade em determinado assunto e os clientes confiam em você, eles vão escutar o que você tem a dizer porque você domina esse tema. Assim, é possível direcionar o cliente ao que realmente importa. No caso dos infográficos, como eles facilitam a leitura, acabam facilitando também a tomada de decisão.
Vantagens dos infográficos em conteúdos online
Tratando-se de elementos visuais, infográficos são ótimos para conteúdos digitais. Isso porque eles são mais rápidos de serem consumidos e geram mais engajamento do que grandes textos – que vêm perdendo cada vez popularidade com a digitalização dos serviços.
Quer saber quais são as principais vantagens na utilização de infográficos em e-mails? Veja abaixo:
- Criatividade e diversidade na hora de compartilhar ideias;
- Melhor entendimento sobre o assunto;
- Maior taxa de leitura;
- Leitura dinâmica.
Como construir um bom infográfico?
Agora que você sabe o que são infográficos, porque eles são tão usados e quais são as vantagens na sua utilização, saiba como construir bons infográficos para colocar nos seus e-mails e melhorar a comunicação com a sua audiência.
Continue lendo e acompanhe as dicas de como fazer infográficos que geram resultados.
Saiba quais informações transmitir
O primeiro passo antes de começar a produzir um infográfico é idealizar qual o objetivo dele, ou seja, qual informação será transmitida. Para isso, saiba sobre o que você irá falar para comprovar o ponto de vista apresentado.
Utilize o tipo de infográfico ideal
Por se tratar de um elemento visual, existem inúmeras possibilidades de infográficos que podem ser abordados nos seus conteúdos, desde listas, cronologias, fluxogramas até mapas e gráficos em pizza. Escolha o modelo ideal e que melhor combine com as informações separadas.
Domine a informação apresentada
Tendo em vista que a grande maioria dos infográficos utilizados em e-mails utilizam dados quantitativos, é essencial que você domine o tema sobre o qual está falando. Para isso, busque fontes e informações confiáveis e realize uma apuração para garantir que todos os dados apresentados sejam verdadeiros.
Crie infográficos simples e informativos
Infográficos são elementos visuais que devem passar informações de qualidade com pouca quantidade de textos e por isso devem ser concisos e claros.
Lembre-se de que o tempo do seu leitor é precioso, desse modo, você deve certificar-se de que ele entenderá a mensagem facilmente. Por isso, evite ambiguidades e detalhes desnecessários.
Saiba mais sobre e-mail marketing
A utilização de infográficos é apenas uma das ações que contribuem para e-mails de alta performance.
Se você deseja trabalhar com e-mails para melhorar a comunicação com a sua audiência, gerar mais resultados para os seus times e montar estratégias de qualidade, você precisa conhecer o IAGENTEmail.
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