Dos pilares que dão sustentação às campanhas de e-mail marketing, a base de contatos assume papel de destaque. Bons contatos rendem excelentes oportunidades de venda, certo? Por esse motivo, uma lista de destinatários qualificada é dos itens mais importantes a se considerar no momento de planejar as campanhas.
Algumas empresas ainda persistem no erro de comprar lista de e-mails, mesmo sabendo que o resultado é aquele que todos já sabemos: zero venda e alto número de descadastros. Incomodar o usuário com mensagens não solicitadas é a pior estratégia que qualquer empresa pode assumir.
Para não errar, compartilhamos com você algumas dicas certeiras para construir uma base de contatos sólida e que seja instrumento eficaz para gerar mais conversões no site:
– Invista em base de contatos própria
Como falamos, nem cogite a ideia de comprar lista de e-mails. É prejuízo na certa! Procure captar contatos por meio de landing pages, formulários fixos no site e cadastrar consumidores que compraram no site. Se a base de e-mails é tão importante para a estratégia de e-mail marketing dar certo, você deve investir os esforços necessários para construir uma lista de qualidade.
– Segmente os envios
Procure monitorar hábitos e comportamentos dos consumidoresque têm interesse nos produtos e serviços de sua empresa. De nada adianta fazer disparos em massa sem levar em conta os interesses desse público. Isso vale também para o tipo de conteúdo divulgado. Um post no blog, por exemplo, deve ser direcionado para o perfil ideal de cliente que sua empresa deseja atrair.
– Ofereça teste gratuito do seu serviço
Para empresas do setor de serviços, uma boa tática para captar leads qualificados é habilitar uma versão trial (teste) do serviço. Essa estratégia é conhecida como isca digital. O melhor desse tipo de ação é que você já terá demonstrado o serviço a um potencial cliente, aumentando as chances de que ele venha a contratar a empresa.
– Permita que o cliente saia da sua lista
Oferça sempre a opção de descadastro em seus comunicados. Mesmo que possa parecer prejudicial, os descadastros sinalizam que o usuário pode não querer receber seus conteúdos. Quando isso acontecer de forma frequente, vale analisar onde tem falhado na estratégia: conteúdo irrelevante, excesso de disparos ou mesmo porque o conteúdo não é de interesse do usuário. Dê a ele essa opção!
– Dica final
Não esqueça do básico, mas não menos importante: para conquistar sucesso nas campanhas, tratedo assunto e conteúdo enviado como algo instigante/inteligente/diferenciado (daqueles para se comentar com as outras pessoas). Sabemos que não é tarefa fácil, mas esse esforço vai valer a pena e será o diferencial entre o usuário abrir ou deletar o e-mail.
Em meio à enxurrada de e-mails que chegam à caixa de entrada todos os dias, ter algo interessante para comunicar é a cereja do bolo. Aposte nela e diferencie-se.