A venda é o objetivo final de toda empresa. Sobre isso, ninguém discute. Agora, quando falamos em pós-venda, o cenário muda. Essa etapa é igualmente importante, porém nem sempre vista com a importância que deveria.
Empresas que fazem pós-venda da forma correta conseguem estender o relacionamento com o consumidor e praticar a fidelização. E é bom que se diga: manter um cliente é bem mais barato do que conquistar um novo. Pesquisas sugerem que essa prática tem relevante papel na decisão de futuras compras. Segundo estudo da S&S Worldwide, 14% dos clientes que clicam no e-mail e enviam um feedback à empresa estão fortemente inclinados a fazer novas compras. Olha a oportunidade aí!
Ou seja: o pós-venda prepara um terreno fértil para a próxima compra. Com os consumidores cada vez mais conectados e dispostos a comprar online, cresceram os recursos capazes de fazer essa ponte. As formas tradicionais de pós-venda perderam terreno com o passar do tempo. Hoje, o que se vê, são novas maneiras de praticar o pós-venda.
Uma das ferramentas mais utilizadas é o e-mail marketing. Compartilhamos algumas dicas rápidas sobre o uso dessa ferramenta para você incorporar à estratégia digital da sua empresa. Preparado? Vamos a elas:
Faça pesquisa de satisfação
Esse tipo de pesquisa serve como termômetro para você ter um feedback fiel do consumidor que adquiriu seu produto ou serviço. A avaliação do cliente tem grande valor, pois permite a você readequar processos e buscar melhorias contínuas para oferecer o melhor.
Agradeça pela compra
Pode parecer simples, mas poucas empresas demonstram esse apreço pelo cliente. Agradeça pelo confiança em comprar de você. É daí que pode nascer um relacionamento duradouro. Lembre-se disso! Aproveite também para convidá-lo a acompanhar as redes sociais e o blog da empresa.
Faça informes sobre o processo de entrega
Aqui, o e-mail transacional pode ser uma ferramenta eficiente para você automatizar o envio de e-mails frequentes sobre o status de entrega do pedido. É uma forma de manter o consumidor a par do processo de envio da mercadoria e demonstrar a preocupação de sua empresa com ele.
Reative contatos antigos
Gere novos negócios a partir de clientes antigos que há tempo não compram em sua loja. Ofereça descontos ou algum outro benefício para que ele volte a comprar. A tentativa é válida para incentivar ele a fazer novas compras.
Personalize os e-mails
Tome como regra: e-mails genéricos não são eficientes na comunicação direta com os clientes, menos ainda no pós-venda. Mencione o nome do cliente e respeite as preferências dele. Seguindo essa regra, você ganha em assertividade e conquista a simpatia do cliente mais facilmente.
Por fim, vale lembrar que o e-mail marketing de pós-venda não se restringe apenas a varejistas ou e-commerce. Outros segmentos também podem (e devem) investir nessa estratégia. Imobiliárias, instituições de ensino, agências de turismo, clínicas de beleza, são alguns exemplos.
E então, curtiu o assunto? Se ficou com mais alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários. Até o próximo post!