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Boas práticas de SMS: conheça e aplique

Incluir o envio de SMS como parte das ações de marketing da sua empresa é essencial para compor uma estratégia abrangente de comunicação com seu cliente. Mas, para que essa ação traga os resultados esperados, não basta sair disparando mensagens de texto para uma lista de pessoas: é preciso conhecer e utilizar as boas práticas de SMS para ter sucesso nessa empreitada. Confira a lista que preparamos a seguir e garanta o sucesso no uso do SMS.

 

1 – Alinhamento com as demais estratégias

Os envios de SMS são tão (ou mais) importantes do que as demais estratégias de comunicação como o E-mail marketing ou as Redes Sociais, por exemplo.

Trace uma programação de conteúdos, monte um cronograma de disparos e não deixe de fazer o acompanhamento das taxas de retorno – as boas práticas de SMS já começam quando você percebe a importância dessa ferramenta e trabalha com alinhamento em todo o seu plano de comunicação.

2 – Conteúdos assertivos

A partir da sua área de atuação e do perfil dos seus contatos – possível trabalhar com uma variedade de conteúdos e explorar ao máximo o potencial das mensagens de texto. Além de promoções estratégicas (com envio de códigos por SMS, por exemplo), existem ainda as possibilidades de envio de linhas digitáveis para pagamento de contas e serviço de alerta – para lembrar a proximidade da data de vencimento de um boleto, por exemplo. Investir em boas práticas de SMS garante que você dispare conteúdos personalizados, a partir da segmentação dos contatos com direcionamento de campanhas específicas para cada grupo.

3 – Utilização de lista própria

Essa regra, tão reforçada nas ações de e-mail marketing, vale igualmente para os disparos de SMS. A compra de listas de contatos para montar uma base de envio de mensagens de texto não é aconselhável, principalmente, porque você não saberá com quem está falando! Isso pode, inclusive, gerar uma alta taxa de rejeição e sua empresa pode ser multada em caso de envio sem consentimento (conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor). Por isso, invista em uma lista própria baseada nas informações dos seus dados, e mantenha um trabalho constante dentro da sua estratégia de marketing para captar o contato de possíveis clientes. Além de seguir as boas práticas de SMS, você não joga dinheiro fora comprando algo que dificilmente irá trazer os resultados esperados.

4 – Relação de confiança

A taxa de entrega de um SMS é bastante alta – 90% em até três minutos! Essa agilidade também garante uma alta taxa de abertura e, por isso, esse é um canal bastante sensível a mensagens que não tenham relevância para o usuário. Em outras palavras, ele percebe rapidamente do que se trata e, se for algo que não goste, vai sair da sua lista ou pode até denunciar a prática. Por isso, entre as boas práticas de SMS, é indispensável estabelecer uma relação de confiança com seu cliente (ou futuro cliente). Isso pode ser feito através de uma comunicação personalizada, com foco na necessidade daquele usuário. Lembra quando falamos, um pouco antes, sobre a segmentação dos contatos? Então, é para isso que ela serve! A programação de envio de SMS deve se adequar ao estágio em que o consumidor se encontra: quem ainda não adquiriu seus produtos, certamente irá receber mais ofertas e conteúdos relevantes para que se decida pela compra; e quem já é cliente pode contar com outros benefícios, como clube de vantagens, possibilidade de receber código de barras por mensagem ou, ainda, contar com seus alertas sobre prazos e vencimentos. Pensar as boas práticas de SMS é, também, manter o foco na satisfação do cliente.

 

5 – Linguagem simples e direta (mas, muito eficiente)

Essa é uma dica que faz toda a diferença: as mensagens de texto possuem limitação da quantidade de caracteres enviados (160). Isso significa que você precisa causar impacto e gerar alguma reação no seu destinatário usando pouco texto e precisa apostar na criatividade para não cair naquele estilo de mensagem automática, que pode gerar reversão. Para sua sorte, existem recursos que podem trazer mais dinamismo para seu conteúdo e que ajudam a direcionar o cliente para sua loja virtual ou suas redes sociais. Por falar nisso, vale a pena conhecer o IAGENTEsms, uma solução completa para envio de SMS, com ferramentas que permitem a criação de páginas web para mensagens de texto, entre outros recursos. Por fim, e não menos importante, uma outra boa prática do SMS que precisa ser considerada na hora de planejar os conteúdos a serem enviados:   evite o uso de acentos, símbolos ou caracteres especiais. Isso porque existe a possibilidade de alguns celulares não reconhecem esses recursos e simplesmente não mostrarem a palavra com essas características.     o que pode gerar um ruído na comunicação ou até levar a falta de entendimento do conteúdo enviado. Quando for necessário, procure por sinônimos ou escreva a palavra sem acento mesmo.

 

6 – Rotina de envios X sobrecarga

Para estabelecer um vínculo com seu cliente, uma rotina de envios é primordial – e ela deve constar naquele cronograma sobre o qual falamos no começo deste artigo. A questão fundamental é que essa rotina precisa respeitar o espaço do usuário, ou seja, não ser massiva nem invasiva. A partir das necessidades da sua empresa e com base na segmentação dos clientes, é possível programar a quantidade de disparos de SMS por mês para cada cliente, por exemplo. Outra rotina dentro das boas práticas de SMS é manter atenção às portarias e regulamentações legais sobre o tema. Elas estabelecem critérios de utilização da ferramenta com fins comerciais e especificam áreas de atuação, como, por exemplo, horários de envio: de acordo com o estabelecido pela Anatel, as empresas só podem enviar SMS Marketing dentro do horário comercial (até 20h) e durante os dias da semana.

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