O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental na estratégia de comunicação e vendas de qualquer organização. Por isso, pode-se dizer que um dos principais objetivos de toda empresa é ter cada vez mais engajamento de seus clientes com a sua marca através de uma comunicação mais próxima e respeitosa. E é neste cenário (de engajamento com a marca) que um dos tipos de e-mail gera mais retorno: o e-mail de boas-vindas.
O que é um e-mail de boas-vindas?
Nada mais é do que a primeira saudação da sua empresa após um contato ter se se cadastrado (ou ter sido cadastrado) em sua lista de e-mails, simples assim. A mensagem de boas-vindas precisa ser adequada ao nível de engajamento que este contato se encontra: pode ser aquele primeiro contato, mais acanhado, simplesmente para conhecer a empresa: o mais conhecido “só gostaria de saber os preços”. Ou um contato mais íntimo, que já conhece a empresa e o produto que está contratando (neste caso já recebeu uma ligação, fez um test-drive, etc.), ou seja: aquele contato “que já é de casa”.
O momento do cadastro é o timing perfeito para enviar o primeiro e-mail. Seja um e-mail de boas vindas, a informação que está buscando, a confirmação da compra realizada ou o prazo para entrega de um produto recém adquirido: traz aquela sensação de calma e segurança para o cliente. Parece que realmente alguém enviou um e-mail específico para mantê-lo calmo e informado: está tudo sob controle, pode relaxar.
Mantenha uma lista de e-mails qualificada e atualizada
As taxas de entrega do e-mail de boas-vindas tendem a ser mais altas que os demais tipos de e-mail, já que se tratam de endereços de e-mail “fresquinhos”. Ou seja, a pessoa provavelmente lhe forneceu um e-mail ativo e que acessa com frequência. Mas afinal, o que pode ter estimulado alguém a fornecer seu e-mail, voluntariamente, para uma empresa? Algumas possibilidades:
– Para comprar um produto em sua loja virtual;
– Para testar gratuitamente sua ferramenta;
– Para fazer o download de um e-book;
– Para, simplesmente, receber suas newsletters.
Obs.: Caso lhe interesse, confira nossas 5 dicas infalíveis para captar leads qualificados.
Independentemente da origem destes leads, essas pessoas se cadastraram em sua lista de contatos por livre e espontânea vontade. Então você não só pode, DEVE enviar e-mails, pois estas pessoas estão esperando recebê-os!
Mas claro! Não se esqueça de estabelecer uma frequência razoável para o envio de seus próximos e-mails. Por mais que uma pessoa goste do seu conteúdo, não quer dizer que você tenha que lotar a caixa de entrada dela, combinado? Já falamos aqui no blog sobre qual a melhor frequência de envio de e-mail marketing.
Crie um conteúdo adequado para o e-mail de boas-vindas
Melhor dica: simplesmente agradeça pelo interesse em receber seu conteúdo!
Pode ser que para determinados casos, seja interessante enviar um e-mail de apresentação de sua empresa (rápida, por favor). Falar sobre seus diferenciais em relação aos concorrentes, formas de pagamentos, como é realizado o atendimento, etc. Em outros casos, talvez não seja apropriado tanto blábláblá e sim ir direto ao ponto.
Uma loja virtual, por exemplo, pode aproveitar o e-mail de boas-vindas para mostrar lançamentos de produtos e oferecer um cupom de desconto para a primeira compra (a propósito, incentivos como este são ótimos para fazer com que mais pessoas se cadastrem para receber suas newsletters).
O conteúdo e a linguagem de seu e-mail de boas-vindas vão depender do seu tipo de negócio e, principalmente, por qual motivo o usuário realizou a assinatura. De qualquer forma, é sempre imprescindível demonstrar simpatia e cordialidade!
Utilize uma boa ferramenta para criar e enviar e-mails
É claro que para colocar tudo isso em prática, você precisa contar com uma ferramenta para criação e envio de e-mail marketing. O IAGENTEmail, por exemplo, é uma plataforma completa para criação, envio e automação de e-mail marketing personalizado. Com ela, você pode criar e programar o envios automatizados de e-mails.
IAGENTEmail permite a integração dos formulários de suas landing pages, o que ajuda você a capturar novos leads qualificados, além de possibilitar o envio de mensagens de boas-vindas diferentes para cada usuário, conforme sua origem de cadastro.
Caso precise ou prefira, também é possível fazer a importação manual de seus contatos. Nesse caso, aconselhamos que faça a atualização de sua lista de e-mails diariamente ou semanalmente, conforme sua necessidade.
Você pode acompanhar os resultados de todas as suas campanhas com o IAGENTEmail. A solução de e-mail marketing disponibiliza relatórios super completos para você analisar dados como taxas de entrega, abertura, cliques, cancelamentos e muito mais!
O e-mail marketing, por si só, já é essencial para todas as empresas. O e-mail de boas-vindas, então, é fundamental para que você obtenha melhores resultados com suas campanhas! Com um bom planejamento, conteúdo e ferramenta, os seus resultados tendem a ser excelentes!
E aí? Você já envia mensagens de boas-vindas? Que tal experimentar essa e outras funcionalidades do IAGENTEmail?