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Qualificação de leads: como qualificar e identificar o melhor momento para vender seu produto ou serviço?

No Marketing Digital, a geração de leads é uma das principais métricas usadas para mensurar o sucesso de cada estratégia. Contudo, além de olhar para os leads gerados, é necessário identificar aqueles com maior potencial de conversão – os leads qualificados.

Mas, você sabe como qualificar leads? Neste artigo vamos explorar o processo de qualificação de leads e como identificar o momento ideal para efetivamente vender seu produto ou serviço para eles.

O que são leads?

Antes de mergulharmos na qualificação de leads, é importante entender o que são leads.

Em termos simples, leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Ou seja, eles fazem parte da sua base de contatos, mas ainda não realizaram nenhuma transação na sua empresa.

A aquisição de leads pode ser feita de diferentes formas, como por exemplo:

  • Preenchimento de um formulário em seu site;
  • A inscrição em uma newsletter;
  • Interação de alguma forma com sua marca.

A importância de leads qualificados

Mesmo sendo uma métrica muito importante para um departamento de Marketing, a chegada de novos leads por si só não necessariamente é sinônimo de altas taxas de conversão. Tudo depende da etapa em que eles se encontram no funil de vendas.

Ou seja: nem todos os leads estão prontos para comprar imediatamente. Logo, é necessário definir estratégias para fazê-los avançar no funil de vendas – o que chamamos de qualificação de leads.

Como funciona o processo de qualificação de leads?

Tratando-se de uma estratégia de marketing com foco na educação e maturação de leads, a qualificação envolve diferentes processos. Confira mais sobre eles nos tópicos abaixo!

  1. Coleta de dados iniciais

A primeira coisa a se fazer antes da qualificação de leads é coletar informações relevantes para o seu negócio, como nome, idade, gênero, endereço, escolaridade, entre outros.

É importante lembrar que os dados estabelecidos para uma avaliação completa podem variar muito de acordo com o nicho e o produto da sua empresa. Por isso, é importante definir de maneira estratégica quais aspectos sobre os leads sua equipe deve olhar.

  1. Segmentação

Depois de definir e obter os dados sobre seus leads, é hora de segmentar seus leads. Isso envolve categorizá-los com base em diferentes critérios como interesse, orçamento e localização – ou qualquer outra característica que possa ser relevante para o seu negócio.

  1. Pontuação de leads

Atribuir pontuações aos leads com base em seu nível de interesse e adequação ao seu produto ou serviço pode ser uma ótima forma para mensurar seu potencial de compra e/ou etapa do funil de vendas.

Vale lembrar que leads com pontuações mais altas são mais propensos a se converterem em clientes com maior facilidade, enquanto aqueles com pontuação menor devem receber mais atenção e ser nutridos para avançar no seu funil de vendas.

Nutrição de leads

Por último, não descarte leads que não estejam prontos para comprar imediatamente. Nutra esses leads com conteúdo relevante para mantê-los engajados até que estejam prontos para fazer uma compra.

Para isso, você pode definir diferentes estratégias de Marketing Digital, como: campanhas de SMS e E-mail Marketing, disparo de e-books, anúncios personalizados, conteúdos de educação em redes sociais e blogs, entre outras estratégias.

Melhor momento para vender: como identificar oportunidades?

Agora que você entende o processo de qualificação de leads, é crucial identificar o momento ideal para vender seu produto ou serviço. Abaixo, você encontra algumas dicas sobre como fazer isso na prática de maneira simples e estratégica. Confira!

  1. Acompanhe o engajamento dos seus conteúdos

Observe como os leads interagem com seus e-mails, mídias sociais, blog posts e demais conteúdos compartilhados. Aqueles que demonstrarem maior interesse e se engajarem melhor com seus conteúdos estão em uma etapa mais avançada do seu funil de vendas.

  1. Avalie as necessidades da sua marca

Entenda as necessidades específicas de cada lead, descubra uma conexão clara entre seu produto e como ele pode solucionar as dores da sua audiência.

Se seu produto ou serviço pode atender essas necessidades, existe um bom momento para oferecê-lo – e você saber usá-lo a seu favor.

  1. Esteja disponível

Esteja pronto para responder às perguntas dos leads e oferecer suporte quando necessário. Um atendimento eficaz e personalizado, pode acelerar o processo de venda e aumentar suas conversões.

  1. Ofereça incentivos

Oferecer descontos ou promoções especiais pode ser o empurrão que um lead precisa para fechar a compra, principalmente aqueles com produtos parados no carrinho.

  1. Mantenha o contato

Mesmo após a venda, continue mantendo contato com seus clientes. Algumas dicas importantes são:

  • Compartilhe informações úteis sobre o produto comprado (dicas de uso, especificações técnicas e demais conteúdos relevantes);
  • Promova lançamentos e demais produtos que possam ser usados junto ao produto adquirido e melhorar a experiência do seu cliente;
  • Compartilhe pesquisas de satisfação. Entender e mapear a experiência do seu cliente pode ser uma das principais formas de avaliar a relação da sua empresa com o seu público.

Qualifique seus leads de maneira estratégias com as soluções de IAGENTE

A qualificação de leads é uma parte fundamental do processo de vendas no marketing digital. Identificar o momento certo para oferecer seu produto ou serviço pode aumentar significativamente suas taxas de conversão. Por isso, conte com a plataforma correta para te ajudar na conversão de leads!

Acesse o site de IAGENTE, comece seu teste grátis e descubra como qualificar e converter seus leads de maneira estratégica com soluções em SMS, E-mail Marketing e E-mails Transacionais – tudo isso com atendimento personalizado e profissional! Aguardamos seu contato!

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