Você está em dúvida sobre como usar o SMS em suas estratégias de marketing? Muitos profissionais têm essa mesma questão ao planejar suas mensagens ou automações para impulsionar vendas. Então, decidimos ajudar: criamos um guia completo para que você saiba tudo sobre o uso do SMS em suas campanhas.
Leia este artigo e descubra o que são estratégias de SMS para vendas, em quais situações você pode usá-las para aumentar a sua performance em vendas e como elaborar um plano de ação para aumentar o desempenho do seu e-commerce!
SMS para Vendas: como funciona na prática?
No Brasil, 99,5% dos domicílios possuem acesso à Internet por meio de aparelhos de telefone celular (e não necessariamente smartphones, com pacotes de dados e internet), afirma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE. A partir desse dado, podemos dizer que as mensagens SMS estão entre as principais ferramentas de comunicação do País.
É comum que empresas utilizem a tecnologia para estabelecer um relacionamento direto com a sua audiência.
Na prática, mensagens SMS podem ser usadas em vendas para:
- Compartilhar ofertas e promoções;
- Divulgar lançamentos;
- Promover eventos;
- Informar clientes sobre pedidos, atualizações e informações cadastrais;
- Fazer pesquisas e avaliações, entre outros.
Ou seja, com estratégias de SMS, a sua empresa consegue estabelecer uma rede de comunicação muito mais direta e eficiente com o seu público.
Por que usar SMS para vendas?
Além da diversidade de temas abordados nas mensagens, SMS é uma ótima ferramenta que apresenta vantagens para as empresas que adotam essa alternativa para disparo de conteúdos.
Os principais benefícios de utilizar mensagens SMS para vender são:
- Custo baixo: um SMS pode custar R$ 0,06 a unidade, valor irrisório pela praticidade e pelo seu enorme poder de alcance, com taxa de abertura de até 95%;
- Relacionamento direto: um SMS destaca-se das centenas de mensagens diárias que recebemos através do WhatsApp, por exemplo. É um canal que se diferencia pelo perfil de exclusividade e seriedade;
- Eficiência: possui uma taxa de mais de 95% de abertura e leitura. Ou seja: se enviou, seu contato recebeu e leu;
- Personalização: é possível personalizar suas mensagens, chamando seus contatos pelo próprio nome, por exemplo. Isso gera maior engajamento e melhores resultados;
- Automação: permite a criação de fluxos de mensagens automáticas, integradas com sua plataforma e com as rotinas de comunicação de sua empresa: cobranças, lembretes, envios de senhas, entre outros comunicados.
Mas, afinal, quando usar o SMS para vendas? Descubra 6 momentos ideais!
Tratando-se de um canal de comunicação direta e de alta popularidade entre brasileiros, as mensagens de SMS podem ser usadas para diferentes objetivos, sendo o principal deles a promoção de vendas.
Confira, nos tópicos abaixo, 5 ocasiões relevantes em que você pode usar a estratégia para promover seus produtos/serviços!
- Oferta de produto
A primeira possibilidade – uma das mais comuns – é utilizar o SMS para ofertas de produtos ou até mesmo serviços. Utilize para divulgar ofertas específicas, inclusive aproveitando datas comemorativas ou eventos especiais.
- Instruções de uso
Aproveite seu canal de comunicação direta com seus clientes para compartilhar dicas, instruções e as diversas possibilidades de utilização dos seus produtos/serviços.
- Lançamento de produto
Outra possibilidade muito comum e eficiente, principalmente para audiências já fidelizadas, é a promoção de lançamentos. Compartilhe novidades com seus clientes e aumente o ticket médio das compras com um portfólio diverso e completo.
- Conteúdo de relevância
Uma das melhores formas de nutrir seus leads e clientes é por meio do Marketing de Conteúdo. Aproveite suas mensagens SMS para compartilhar informações de relevância, como:
- Artigos do seu Blog;
- Landing Pages informacionais;
- Vídeos institucionais.
Além de compartilhar informações de interesse da sua audiência, você a leva para outros canais de comunicação da sua empresa.
- Cupom de Desconto
Aumente suas vendas com cupons de descontos exclusivos! Aqui, vale a personalização (nome do contato, time que torce, data do aniversário, bebida preferida, etc.). Vale também, é claro, usar gatilhos mentais de prazo para aproveitamento. Exemplos:
“ALESSANDRO, aproveite que hoje tem jogo do FLAMENGO e peça até as 19h sua cerveja favorita! – JOTA Beer”
“CLAUDIA, fique mais linda para o seu aniver: voce ganhou “hidratacao + escova gratis. Bjos! Salao Bella Ella.”
- Pesquisa de satisfação
Por último, como estratégia de pós-vendas, avalie a qualidade dos seus produtos e do atendimento prestado com pesquisas de satisfação e mapeie com métricas a percepção do seu público sobre as diferentes áreas da sua empresa.
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Agora que você sabe como usar SMS para vendas, quais benefícios essas mensagens podem trazer para sua empresa e quando utilizá-las para aumentar seus resultados, é necessário escolher uma plataforma para dispará-los!
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