O E-mail Marketing é uma das ferramentas mais efetivas para atrair clientes para um negócio. No entanto, para que as campanhas de e-mail marketing sejam efetivas, é necessário segmentar a lista de contatos e enviar mensagens personalizadas para cada grupo de clientes.
O que é segmentação de público?
A segmentação de público-alvo é uma estratégia de Marketing usada por empresas para separar determinados grupos de clientes, prospects e leads de uma empresa.
Na prática, esta segmentação é usada para criar grupos de pessoas que partilham dos mesmos aspectos demográficos ou interesses e dessa forma compartilham semelhanças, tornando a comunicação mais assertiva e personalizada.
Como segmentar a sua audiência?
A segmentação de um público-alvo pode ser feita baseada em dezenas de fatores, que variam desde aspectos demográficos (idade, gênero, localidade, classe social, escolaridade, conhecimento tecnológico, sexualidade e outros) até comportamentais (interesses, hobbies, históricos de compras, produtos adicionados no carrinho e outros).
Confira, nos tópicos abaixo, 6 dicas de segmentações estratégicas para aumentar a assertividade das suas campanhas de E-mails Marketing.
- Conheça o seu público-alvo
Antes de começar a segmentar a lista de contatos, é importante conhecer o seu público-alvo. Quem são seus clientes? O que eles procuram no seu negócio? Quais são seus interesses e necessidades?
Com essas informações em mãos, é possível criar segmentações mais efetivas e personalizadas, que atendam às necessidades e interesses dos seus clientes.
- Crie uma lista de contatos
Para segmentar a lista de contatos, é necessário criar uma – e essa elaboração pode ser realizada de diversas formas, como oferecer descontos ou brindes em troca do cadastro, utilizar formulários no site ou nas redes sociais, entre outras.
É importante lembrar que a lista de contatos deve ser composta por pessoas que autorizaram o envio de mensagens. O disparo de e-mails não solicitados pode prejudicar a imagem do seu negócio e afastar os clientes.
- Segmentação por interesse
A segmentação por interesse é uma das formas mais efetivas de segmentar a lista de contatos. Essa estratégia consiste em agrupar os clientes de acordo com seus interesses e necessidades.
Por exemplo, se o seu negócio vende roupas, é possível segmentar a lista de contatos de acordo com o gênero, a faixa etária, o estilo de roupa preferido, cores ou demais critérios.
- Segmentação por comportamento
A segmentação por comportamento é outra forma efetiva de segmentar a lista de contatos. Essa estratégia consiste em agrupar os clientes de acordo com seu comportamento de compra.
Por exemplo, se a sua empresa atende profissionais de Marketing, é possível segmentá-los por cargo, nível de escolaridade, área dentro do Marketing, salário e demais fatores.
- Segmentação por localização
A segmentação por localização é uma estratégia efetiva para negócios que possuem lojas físicas ou que atuam em regiões específicas. Essa estratégia consiste em agrupar os clientes de acordo com sua localização geográfica.
Além disso, a segmentação por localização é uma estratégia bastante funcional para empresas que investem no atendimento presencial ou que desejam ofertar FRETE GRÁTIS, por exemplo.
- Segmentação por engajamento
A segmentação por engajamento é uma estratégia efetiva para identificar os clientes mais engajados com o seu negócio.
Essa estratégia consiste em agrupar os clientes de acordo com seu nível de engajamento, como clientes que abriram e clicaram em todas as mensagens, clientes que compraram recentemente, entre outros critérios.
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Segmentar listas de contatos é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma campanha de E-mail Marketing. Tendo isso em mente, é necessário que você use uma ferramenta simples, rápida e de qualidade para o disparo das suas campanhas.
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