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melhorar reputação e-mail marketing

5 Dicas para melhorar a sua reputação de suas campanhas de e-mail marketing

Você utiliza e-mail marketing na sua empresa mas os resultados estão aquém do esperado e com baixas taxas de engajamento? Sabia que com uma melhor reputação de suas campanhas de e-mail marketing você consegue amenizar estes problemas e alavancar os seus negócios? É isso mesmo! Leia esse artigo e descubra como otimizar as entregas dos seus conteúdos e aprenda como melhorar a reputação de suas campanhas de e-mail marketing.

O que é reputação de e-mail marketing?

De maneira simples, a reputação de e-mail marketing é um conjunto de métricas analisadas pelos provedores de serviços de Internet (ISPs) para avaliar se o conteúdo de um e-mail deve ou não ser entregue aos destinatários. Essa avaliação de conteúdo serve basicamente para entender se o conteúdo é verdadeiro e apresenta relevância para o leitor.

Para empresas que utilizam e-mail marketing, é essencial que as métricas sejam positivas, pois isso vai garantir que os e-mails enviados cheguem às caixas de entrada de seus destinatários.

Mas, você sabe que medidas tomar para melhorar essas métricas e diminuir a taxa de rejeição de e-mails? Veja abaixo 5 dicas para melhorar a sua reputação de e-mail marketing.

Cuide da reputação do seu IP

O IP é basicamente a identidade de um e-mail. É o número de identificação do servidor que dispara seus e-mails. Todo IP possui uma pontuação que varia de 0 a 100. Quanto mais alta a nota, mais confiável é considerado o remetente daquele e-mail. 

Os critérios que influenciam nessa pontuação são:

  1. Engajamento: quanto mais pessoas abrem seus e-mails, maior o nível de engajamento.
  2. Constância de envios: se você faz um grande volume de disparos e depois fica um bom tempo sem fazer novos envios, isso pode ser interpretado como spam. O ideal é criar um planejamento e manter uma frequência de disparos. Além de fazer bem à reputação do seu IP, essa estratégia vai ajudar a melhorar a experiência dos seus clientes ao receber suas mensagens.
  3. SPAM: se alguém te marca como SPAM, sua nota cai. Sempre que isso acontecer, tire essa pessoa do seu mailing.
  4. Bounce rates: quando um e-mail inexistente está no seu mailing ou quando seus e-mails retornam por problemas temporários, como caixa de entrada cheia, sua pontuação também cai.
  5. Bloqueio: Listas de bloqueio são bancos de dados com IPs suspeitos de spam. Se seu IP está nessas listas, suas mensagens não serão entregues e sua reputação também cairá. É importante verificar se seu IP está nestas listas (caso seu serviço de automação não te avise automaticamente) e tomar medidas para removê-lo de lá.

Tenha uma lista de contatos de qualidade

Outra dica de extrema importância é garantir uma lista de contatos de qualidade. Algumas ações essenciais na hora de gerir sua lista de contatos são:

  • Não comprar listas de contatos;
  • Envie conteúdos apenas para pessoas que aceitaram receber os seus e-mails;
  • Tenha grupos diferentes de contatos e personalize seus e-mails para cada tipo;
  • Higienize sua base de e-mails com frequência.

Implementando essas ações básicas, você já garante uma chance maior de envio, abertura e conversão nos seus e-mails.

Trabalhe com conteúdos relevantes

O conteúdo é a parte mais importante para os destinatários de e-mails. É ele que vai direcionar o leitor pelo corpo do e-mail e passar a mensagem desejada.

Assim, o conteúdo sempre deve fazer sentido para o destinatário e mostrar a ele algo que seja interessante e o ajude de alguma forma.

Facilite o descadastro 

Inclua em todas as suas mensagens um link para descadastro que seja visível e que tenha um procedimento rápido e fácil. Se a pessoa que não deseja mais receber suas mensagens conseguir se descadastrar rapidamente, ela provavelmente não te marcará como spam.

Crie um centro de preferências

Pode acontecer de um cliente ter interesse em suas mensagens, mas não querer recebê-las com tanta frequência. Em vez de correr o risco de essa pessoa solicitar o descadastro, você pode oferecer a ela a possibilidade de escolher a frequência com que ela recebe suas mensagens. 

Como implementar estratégia de e-mail marketing 

Trabalhar com e-mail marketing é uma prática fundamental para uma gestão eficiente de negócios online, entretanto boas práticas e decisões estratégicas devem ser tomadas para que o método traga resultados.

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